Natal é momento de curtir a família, os amigos, rever pessoas queridas e saborear uma mesa cheia de comidas deliciosas e bons vinhos. Mas qual vinho escolher para a ceia de Natal? Qual rótulo comprar para acompanhar o tradicional peru assado servido nas festas? 

Vamos te ajudar a escolher os vinhos certos e fazer harmonizações deliciosas com os seus pratos preferidos de Natal.

VINHOS PARA ACOMPANHAR O PERU DE NATAL

Na maioria das casas brasileiras, o grande astro da noite natalina é o peru, seja acompanhado de uma salada de maionese caseira ou daquelas deliciosas farofas de Natal. 

Brinde na ceia de Natal

Na hora de degustar esse prato tradicional, aposte em vinhos feitos a partir da uva Pinot Noir. Por ser uma fruta de casca fina, ela costuma dar vida a rótulos elegantes e delicados como o Don Giovanni Pinot Noir, produzido no sul do Brasil. Ele tem o caráter frutado, macio, fresco e o paladar leve, perfeito para acompanhar carnes mais magras, como o peru ou chester. 

Além da versão brasileira da Pinot Noir, você também pode apostar em rótulos franceses feitos com a uva, como o bestseller Domaine de La Motte. Frutado e delicado, como um bom Pinot Noir deve ser, ele também promete fazer bonito na noite de Natal com seu paladar macio e equilibrado.

Você também pode apostar em vinhos brancos para harmonizar a ceia de Natal. Nossa recomendação são os vinhos elaborados a partir da uva Chardonnay, que são opções refrescantes e versáteis.

Você pode escolher vinhos como o francês Roche Mazet Chardonnay, um rótulo branco cremoso, aveludado e redondo; ou a versão espumante da uva, que aparece com excelência em Edoné Cuvée de María Extra Brut, espumante premiado e amadurecido em sur lie, processo em que o vinho fica em contato com a borras, adquirindo complexidade de aromas e sabores. Confira nosso artigo e saiba mais sobre esse e outros termos relacionados aos vinhos espumantes!

VINHOS COM CARNE DE PORCO

A  carne de porco também marca presença nas ceias de Natal. Pratos como pernil ou tender com abacaxi grelhado são os preferidos de muitos, e garantimos: com um espumante, eles podem ficar ainda melhores. 

A acidez característica dos vinhos espumantes traz um equilíbrio delicioso à degustação com pratos à base de porco. Aposte em rótulos como o Palacio de Cristal Brut Cuvée ou o Maison Castel Cuvée Blanche Ice, espumantes de corpo leve e bastante frescor, que harmonizam tanto com o pernil com abacaxi quanto com as noites quentes dessa época do ano. 

Perfil de Natal fatiado

Outra uva de paladar leve que combina com  com carnes suínas é a Riesling. De origem alemã, ela deu vida ao Gustav Riesling, um dos rótulos mais amados pelos nossos clientes  e pela nossa sommélière Jessica Marinzeck. Prepare-se para saborear um rótulo com  mineralidade marcante, frescor e frutas cítricas.

 

VINHOS TINTOS COM CARNE ASSADA

Responsável pelos melhores cortes de carne do mundo, o povo brasileiro não deixa passar a oportunidade de comer uma boa carne bovina, por isso, ela também costuma estar presente na noite de Natal.

Caso vá servir carnes vermelhas, saiba que cortes nobres, como o filé mignon, podem harmonizar muito bem com vinhos elaborados a partir da uva Merlot. Agora, pratos como lagarto recheado e costela bovina harmonizam muito bem com tintos italianos gastronômicos, como  Chianti Castellani ou Marchesi del Salento Primitivo.      

Rótulos como o Punta Negra Wines of Belhara e o W Winemaker Winehunter vão oferecer goles encorpados e potentes que, por conta dos taninos característicos dos vinhos Malbec de Mendoza, são ideais para acompanhar carnes mais suculentas e gordurosas.

VINHOS PARA CEIA DE NATAL VEGETARIANA

Agora vamos falar do Natal dos vegetarianos!

Uma opção certeira para um delicioso jantar natalino vegetariano é o risoto de cogumelos. Para harmonizar, escolha um Pinot Noir francês como o Roche Mazet Pinot Noir ou o já mencionado Domaine de La Motte: ambos têm corpo médio e sabor frutado perfeito para acompanhar o caráter cremoso e leve sabor umami do prato.

Couve flor gratinada

Para acompanhar pratos com legumes e verduras, como uma couve flor assada com páprica ou abóbora com alecrim ao forno, a Chardonnay também é a melhor pedida. Na Evino, você pode encontrar rótulos frescos e jovens feitos a partir dessa uva, como o Animal Sauvage Chardonnay, e também vinhos maduros e complexos, como o brasileiro Bertolini Tenaz Chardonnay.

VINHOS E DOCES DE NATAL

Para finalizar o jantar de Natal, contamos com uma variedade gostosa de doces à mesa. Pudins, mousses e  rabanadas marcam presença nas festas de fim de ano e, para os amantes da bebida dos deuses, não pode faltar um bom vinho para acompanhar. Vamos às dicas:

Espumante mais doces, como os feitos com a uva Moscatel ficam deliciosos com pudins, manjares e mousses e tortas de frutas. O Henri Bonnet Clairette de Die AOC, por exemplo, é um espumante branco elegante, cremoso e doce que fica uma delícia quando harmonizado com mousse de maracujá ou uma bela torta de limão.

Já sobremesas mais doces como torta de chocolate, rabanada e o tradicional panetone pedem vinhos de sobremesa, como o Château Jean Galan Sauternes, um delicado vinho francês feito na renomada região de Sauternes, responsável pelos vinhos de sobremesa mais famosos do mundo.

 

Gostou das nossas dicas de harmonizações para o fim do ano? Então aproveite o cupom DICASBLOG e garanta os vinhos para a ceia com 10% de desconto no site!