No centro da Itália está a região da Toscana, famosa tanto pela riqueza histórica quanto pela tradição vinícola. Em meio às cidades de Florença, Livorno, Siena, entre outras, os vinhos da Toscana compõem um mundo a ser explorado.

Neste artigo, vamos falar quais são os vinhos da Toscana mais famosos, as características dessa região que permitem a produção de exemplares únicos, as principais uvas, dicas de rótulos, e mais. Pegue sua taça e venha passear por uma das mais belas paisagens italianas! 😀

Paisangem mostrando os vinhedos da Toscana em primeiro plano e uma grande casa branca no fundo

Conhecendo a Toscana

O território da Toscana estende-se pela costa ocidental da Itália, formando um triângulo banhado pelo Mar Tirreno e pelo Mar da Ligúria na parte costeira, e protegido pela cadeia montanhosa dos Apeninos na parte continental.

O clima é moderadamente quente, com luz e calor suficientes para amadurecer as uvas ali plantadas. As videiras cultivadas nas encostas e colinas da região são beneficiadas pela altitude, ou seja, quanto mais para cima, maior a variação térmica ao longo do dia, o que permite que as uvas amadureçam bem e sem perder acidez. Na parte costeira, as brisas marítimas ajudam a manter as vinhas frescas.

Além disso, outro fator importante para o desenvolvimento das uvas e, consequentemente, a produção dos vinhos da Toscana é o solo. Temos dois tipos principais: 

  • Galestro: um tipo de solo argila-calcário quebradiço rico em elementos minerais preciosos para as videiras. Comumente encontrado na região de Chianti Classico;
  • Alberese: é mais rígido e compacto, com maior concentração de arenito. Esse tipo de solo sedimentar é adequado para a obtenção de vinhos estruturados e de longo envelhecimento. A sub-região de Ruffina é rica nesse tipo de solo.

Uvas da Toscana

Você já se perguntou qual a uva desse local? A principal é a tinta Sangiovese, que brilha em vários vinhos da Toscana. Entretanto, temos outras castas cultivadas, como as tintas internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot, além das brancas nativas Trebbiano e Vernaccia. Vamos falar mais de cada uma delas:

Sangiovese

Nativa da região, a Sangiovese é responsável por alguns dos mais célebres vinhos da Toscana, como Chianti, Montalcino e Montepulciano.

Como característica principal, esses vinhos da Toscana apresentam níveis altos de acidez e taninos. Seus aromas geralmente são de cerejas vermelhas e ervas secas.

IMPORTANTE: atenção para não confundir Vino Nobile di Montepulciano, um dos vinhos da Toscana, com a uva de mesmo nome que é plantada na região de Abruzzo, cujo rótulo produzido é chamado de Montepulciano d’Abruzzo. 😉

No decorrer dos anos, algumas mutações naturais aconteceram originando clones com algumas diferenças. Um exemplo é a Sangiovese Grosso, que apresenta casca mais grossa e gera vinhos mais encorpados.

Três cachos de uva Sangiovese pendurados na videira

Cabernet Sauvignon

Esta é uma uva francesa que se adaptou muito bem ao território e é muito utilizada junto com a Sangiovese, adicionando corpo e aromas de frutas negras aos vinhos da Toscana.

Merlot

Também originária da França, esta é uma uva conhecida por ter níveis de taninos e acidez moderados, corpo médio e aromas de ameixa e chocolate. É utilizada em alguns vinhos da Toscana, também junto com a Sangiovese, para trazer maciez à bebida.

Trebbiano Toscano

Existe uma série de uvas brancas italianas que compartilham as mesmas características morfológicas. Elas são conhecidas como a família Trebbiano. A Trebbiano Toscano, como o nome já diz, é nativa da Toscana. Em Portugal é chamada de Alfrocheiro Branco e na França de Ugni Blanc.

Os vinhos da Toscana feitos com essa casta tendem a ser leves, frescos, e com aromas bem delicados de pera e maçã verde.

Vernaccia

É uma antiga variedade italiana nativa da província de Siena. Geralmente é utilizada sozinha, mas pode aparecer em vinhos da Toscana junto com a Trebbiano. Os rótulos que ela origina são frescos, cítricos e, às vezes, levemente florais, com um toque amendoado no final de boca.

cacho de uvas brancas pendurados na videira

Outras Uvas

Além das principais uvas mencionadas, outras variedades também originam incríveis vinhos da Toscana. A Malvasia, assim como a Trebbiano, por exemplo, é uma família de uvas com diferentes cores usada para a produção de vinhos doces.

Já a Canaiolo Nero é uma uva tinta nativa da Toscana e geralmente usada em blends com a Sangiovese.

Outra variedade originária da região é a tinta Colorino del Valdarno, usada para intensificar a cor dos vinhos da Toscana. A Aleatico é outra casta tinta, conhecida por sua intensidade aromática.

Regiões e vinhos da Toscana

Agora que você sabe as características da região e as principais uvas plantadas, vamos conhecer quais os melhores vinhos da Toscana e suas singularidades:

Chianti

Esta é uma sub-região responsável pela produção do mais emblemático dos vinhos da Toscana. A Sangiovese é a uva dominante, mas a legislação permite a adição pequenas quantidades de outras castas, como Cabernet Sauvignon e Merlot, por exemplo.

Você pode encontrar a menção “Classico” em alguns rótulos, e isso significa que os vinhos são originários de uma zona mais alta, que constitui a primeira região denominada Chianti. Por lei, o Chianti Classico deve passar 12 meses em barris de carvalho antes de ser lançado. Já o Chianti Classico Riserva deve passar por 24 meses de envelhecimento, sendo que, desse tempo, pelo menos 3 meses devem ser em garrafa.

Garrafas de Chianti penduradas no teto

Brunello di Montalcino

Na parte sul da Toscana, encontramos o vilarejo de Montalcino, onde a principal uva cultivada é a Sangiovese Grosso, conhecida localmente pelo nome de Brunello. O clima mais quente do sul é ideal para o cultivo desse clone, que apresenta casca mais grossa do que a Sangiovese cultivada em Chianti.

Tanto o clima como a uva plantada em Montalcino contribuem para que esses vinhos da Toscana sejam mais potentes e encorpados. A legislação local estipula que os rótulos devem ser produzidos 100% com a Sangiovese Grosso, sendo necessário um envelhecimento mínimo de cinco anos, no qual dois deles devem ser passados em barris de carvalho. Para ser classificado como Riserva os líquidos devem envelhecer por pelo menos seis anos antes de serem lançados.

Além de serem considerados uns dos mais célebres vinhos da Toscana, o Brunello di Montalcino e o Brunello di Montalcino Riserva estão entre os melhores vinhos italianos.

Vino Nobile di Montepulciano

Deve ser elaborado majoritariamente por meio da uva Sangiovese, sendo permitido pela legislação o uso de pequenas parcelas de outras castas. Esses vinhos da Toscana devem ser envelhecidos por pelo menos dois anos antes de serem lançados. O Vino Nobile di Montepulciano pode ser considerado um intermediário entre a potência dos Brunellos e a delicadeza dos Chiantis.

Bolgheri e os Supertoscanos

Na região costeira, onde o terreno é relativamente plano e o clima marítimo é predominante, as castas francesas encontraram um terroir propício e se adaptaram muito bem. Foi nessa região que se deu o nascimento dos vinhos da Toscana chamados de Supertoscanos.

Na década de 1940, o Marquês Incisa della Rocchetta começou a plantar Cabernet Sauvignon em suas propriedades na sub-região de Bolgheri, com o auxílio do enólogo Giacomo Tachis. Depois de alguns anos, os vinhos se mostraram fantásticos.

Os sobrinhos do Marquês, Piero e Lodovico Antinori, provaram os vinhos e começaram a produzir rótulos com as uvas francesas. Em 1968, a vinícola Antinori lançou no mercado o vinho Sassicaia. Na década de 1970 a fama dos Supertoscanos se espalhou no mercado internacional e, desde então, um novo estilo de vinho feito majoritariamente com uvas internacionais se consolidou na Toscana.

Morellino di Scansano

Mais ao norte da Toscana está a sub-região de Scansano, onde a principal uva cultivada também é a Sangiovese, localmente conhecida como Morellino.

Por lei, até 15% desses vinhos da Toscana podem ser feitos com outras variedades.

Vin Santo

É um dos vinhos da Toscana tradicionalmente doces, feitos com as castas brancas Malvasia e Trebbiano — e que, apesar de raros, também podem ser feitos com a tinta Sangiovese.

As uvas são colhidas e colocadas para secar em locais ventilados, em cima de esteiras de palha. Este processo concentra os açúcares da uva e o líquido termina a fermentação com uma boa dose de açúcar residual. Depois de finalizado, o vinho é colocado para maturar em pequenas barricas, por cerca de três anos.

Barril com a inscrição Vin Santo

Você sabia? Na Toscana é feito o vinho Governo, que se utiliza de uma antiga técnica de vinificação na qual uma pequena parcela das uvas colhidas é reservada para secar parcialmente antes da elaboração do rótulo.

Vernaccia di San Gimignano

No vilarejo de San Gimignano, a principal uva é a Vernaccia, que compõe de 85% a 100% dos vinhos Vernaccia di San Gimignano. Além da Vernaccia, as normas permitem que outras uvas sejam acrescentadas nesses vinhos da Toscana, como Chardonnay, Trebbiano Toscano e Sauvignon Blanc.

Conheça os vinhos da Toscana

Agora que você já sabe tudo sobre os vinhos da Toscana, está na hora de escolher qual seu favorito. Separamos aqui algumas opções entre os mais icônicos:

Elaborado pela renomada vinícola Fattoria Villa D’Ancona, o Villa D’Ancona Piocaia Rosso di Toscana 2019 é um dos vinhos da Toscana que promete conquistar a sua adega por meio de goles delicados e persistentes.

Garrafa de um dos vinhos da Toscana elaborados pela vinícola Villa D

*Sujeito a alteração de estoque.

O Villa Antinori Rosso Toscana IGT 2018 é criação da Marchesi Antinori, vinícola reconhecida internacionalmente. Encorpado e frutado, ele é ideal para acompanhar lasanhas.

garrafa de um dos vinhos da Toscana elaborados pela vinícola Marchesi Antinori

*Sujeito a alteração de estoque.

Já o Il Poggione Bianco di Toscana IGT 2019 é uma opção branca entre os vinhos da Toscana. Protagonizado pelas uvas Vermentino e Chardonnay, ele é estruturado e refrescante em boca, e cítrico e mineral no nariz.

garrafa de um dos vinhos da Toscana elaborado pela vinícola Tenuta Il Poggione

*Sujeito a alteração de estoque.

Você já viu ao longo deste artigo que Vino Nobile di Montepulciano é um dos vinhos da Toscana que demonstra equilíbrio entre potência e delicadeza. E Villa D’Ancona Vitale Vino Nobile di Montepulciano DOCG 2018 é a prova disso.

garrafa de um dos vinhos da Toscana da vinícola Villa D

*Sujeito a alteração de estoque.

Como já mencionamos, Chianti é um dos mais célebres vinhos da Toscana — e Brondello Maturo Chianti DOCG 2019 é uma excelente pedida para experimentar os encantos dessa região vinícola.

garrafa de um dos vinhos da Toscana da vinícola Castellani

*Sujeito a alteração de estoque.

Com Famiglia Castellani Chianti Riserva DOCG 2016, você pode apreciar a versão Riserva de um dos famosos vinhos da Toscana por meio de um tinto encorpado, persistente e aromático.

garrafa de um dos vinhos da Toscana da vinícola Castellani

*Sujeito a alteração de estoque.

E então, gostou de aprender mais sobre os vinhos da Toscana? Conta para a gente aqui nos comentários quais são os seus rótulos favoritos! 😉