O vinho Merlot, assim como o Cabernet Sauvignon, Malbec, e outros vários rótulos que amamos, estão na lista daqueles que se popularizaram na França e, posteriormente, ganharam o mundo! 

Hoje vamos contar para você tudo sobre o vinho Merlot, que de Bordeaux à Serra Gaúcha conquista cada vez mais entusiastas, sejam aqueles que estão começando a apreciar vinho ou os fãs de longa data. Vem com a gente! 😉

Conhecendo a uva Merlot

Cada vez mais presente nas adegas do Brasil e do mundo, o vinho Merlot é elaborado por meio de uma uva tinta que, de modo geral, possui cachos com tamanhos médios, coloração azul profunda que pode ter reflexos violáceos, e pele bastante fina, além de ser uma casta aromática e delicada.

Só de vê-la já dá vontade de experimentar alguns frutos, não é mesmo? Pois pegue a sua taça e descubra com a gente como o vinho Merlot se tornou tão famoso mundo afora. Vamos lá? 

Cachos da uva Merlot

Origem e história da uva Merlot

De acordo com os especialistas que estudam uvas e suas respectivas videiras, chamados de ampelógrafos, a uva Merlot, assim como suas irmãs Carménère e Cabernet Sauvignon, descendem de uma outra uva muito famosa: a Cabernet Franc.

Mais especificamente, o cruzamento que teria dado origem à Merlot é entre as castas Cabernet Franc e Magdeleine Noire des Charentes.

Apesar do sucesso que começou a fazer por volta da década de 1980, os registros de cultivo da Merlot são bem mais antigos, datados no século XVIII, no ano de 1784, na região de Bordeaux. Estudos indicam que, assim como outras variedades de uvas viníferas, ela teria vindo do Oriente Médio para a França nessa época, e não demorou até que conquistasse outros países europeus.  

Em 1855, a Merlot já aparece entre os registros das uvas tintas cultivadas na Itália, com o nome de Bordò, e pouco tempo depois já havia aparecido também na Suíça. Já no século XIX, foi muito cultivada na célebre região do Médoc, que fica à margem esquerda do rio Gironde, em Bordeaux. 

O grande sucesso da Merlot vem durante o século XX, principalmente entre 1980 e 1990, quando a uva adentra os países do Novo Mundo e se torna, inclusive, extremamente popular nos Estados Unidos. 

Um dos fatores que contribuíram para a fama da casta foi a adaptação fácil aos mais diversos climas e solos. Quando o assunto é o Novo Mundo, o Brasil se destaca cada vez mais no cultivo desde a década de 1970, tanto que a uva é conhecida como uma das mais bem sucedidas da Serra Gaúcha — e há quem diga que ela deveria ser símbolo dessa região produtora ou até mesmo do país.

Atualmente, também é possível encontrar vinhedos de Merlot espalhados pelo mundo inteiro, contando com países como Israel, Romênia, México, Califórnia, Nova Zelândia, Suíça, África do Sul, Canadá, Chile, Uruguai e Argentina.

De onde surgiu o nome da uva Merlot?

Apesar da origem controversa, muitas pessoas acreditam que o nome da uva, que possui coloração escura quando madura, faz jus às penas do pássaro Merle também conhecido como Melro-preto.

Além da associação da cor dos cachos maduros da uva com a ave, a Merlot é uma das frutas favoritas do pássaro, principalmente quando passa um pouco do ponto de amadurecimento e concentra mais açúcar. 

Essa situação faz com que a ave possa se tornar uma praga para os viticultores, já que a presença dela é muito comum em diversos vinhedos, principalmente na Europa, no norte africano e no Oriente Médio. 

Sendo assim, “Merlot” seria um diminutivo de “Merle”. E a uva também é conhecida mundo afora por nomes como Merlau, Plant Médoc, Sémillon Rouge, Béguey, Picard, Alicante e Crabutet Noir.

Harmonização do vinho Merlot

Chegamos em uma das nossas partes favoritas: a harmonização! Você sabe o que combina com o vinho Merlot? Vamos descobrir.

De um modo geral, como o vinho Merlot não está em nenhum extremo de acidez, taninos ou doçura, ele é considerado mais versátil e eclético, podendo acompanhar uma variedade de refeições significativa.

O vinho Merlot combina bem com carnes magras, sejam elas brancas ou vermelhas. Sendo assim, você pode apostar em pratos à base de filé mignon, alcatra, pernil, lombo, tilápia, peito de frango sem pele, entre outros.

Já os queijos que vão bem com o vinho Merlot são maturados, como Cheddar, Parmesão, Pecorino Suíço, Edam, Manchego, e outros.

Além disso, massas ou risotos à base de molho de tomate também são uma ótima pedida para harmonizar com o vinho Merlot!

Nos blends como os de Bordeaux, que combinam o vinho Merlot com Cabernet Sauvignon, as carnes vermelhas mais gordurosas deixarão a sua experiência de degustação ainda melhor. A nossa sugestão é apostar em um churrasco ou até mesmo hambúrguer para combinar com exemplares como esses

Outras sugestões para harmonizar com o vinho Merlot:

  • Pizzas ou panquecas
  • Presunto cru
  • Pratos da culinária árabe
  • Salame

Características do vinho Merlot

De maneira geral, o vinho Merlot costuma ter uma cor vibrante, muita fruta em evidência, textura macia, e sabor rico.

Porém, quando falamos de vinho, é importante ter em mente que tudo isso pode variar bastante a depender do terroir onde o cultivo das uvas é feito, o estilo e intenções do enólogo, entre outros fatores que vamos entender melhor.

Estilo de produção do vinho Merlot

Como já comentamos aqui, a Merlot é uma uva que está presente em muitos lugares no mundo, sendo assim, sujeita a ser exposta às mais diversas condições climáticas e solos. Essa situação acaba gerando uma discussão que gira em torno de seu cultivo, maturação e colheita.   

Alguns enólogos acreditam que essa variedade deve ser colhida o mais tarde possível, porque dessa forma ela conservará mais os açúcares da fruta. Essa colheita tardia também aportaria à uva intensidade de cor, aromas frutados mais expressivos, taninos maduros, bom corpo, e níveis alcoólicos mais altos.   

Os outros, ao contrário, acreditam que a casta deve ser colhida mais jovem ou no seu ponto ideal de maturação, que geralmente acontece mais cedo em comparação com outras uvas. Isso resultaria em vinhos de corpo médio, nível de álcool mais baixo, acidez marcante, e aromas intensos de frutas vermelhas maduras.  

IMPORTANTE: devemos ressaltar que um estilo de produção não é melhor do que o outro. Acontece que essas correntes foram criadas como uma maneira de encontrar o momento para a colheita da Merlot.

No fim das contas, o vinho Merlot ideal é aquele que atende às suas necessidades, seja ele um rótulo para acompanhar uma tábua de queijos ou aperitivos, para surpreender em um jantar especial, apostar nas harmonizações com a família ou simplesmente relaxar no dia a dia.

Com toda a versatilidade e estilos do vinho Merlot, temos certeza que você encontrará um que se adapte perfeitamente para cada uma dessas ocasiões! 😉

Por conta dessas correntes que defendem diferentes maneiras de manusear as uvas, os principais estilos do vinho Merlot se dividem no que seria uma espécie de Padrão Internacional e Padrão Francês.

Colheita da uva Merlot

Vinho Merlot no Padrão Internacional

O Padrão Internacional é utilizado por aqueles que defendem que a uva pode ser colhida tardiamente. Ele é denominado dessa forma pois, de um modo geral, estamos nos referindo ao cultivo de Merlot fora da Europa, ou seja, a colheita tardia é mais comum no Novo Mundo. 

O vinho Merlot elaborado dessa forma possui como características principais:

  • Aromas intensos
  • Nitidamente frutado, remetendo a ameixas e mirtilos
  • Taninos macios e maduros
  • Menor acidez
Servindo o vinho Merlot na taça

Vinho Merlot no Padrão Francês

A França é um dos países que lidera o cultivo dessa uva, com cerca de dois terços da produção mundial. Em seguida, temos países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Chile, Austrália, e até mesmo o Brasil.

A região de Bordeaux, com mais da metade de seus vinhedos destinados ao cultivo da Merlot, é a principal produtora dentro da França. À margem direita desse território vinícola a uva também se faz presente nas plantações de Saint-Émilion e Pomerol.

Aqui, os produtores preferem a colheita no que chamam de “momento ideal”, ou seja, sem deixar que a uva fique madura demais. Esse método também é uma forma de proteger as plantações das chuvas de verão. As características principais do vinho Merlot elaborado dessa forma são: 

  • Aromas delicados
  • Frutado, porém evidenciando frutas frescas e mais ácidas, como morango ou framboesas
  • Taninos firmes
  • Acidez marcante, mas não muito intensa

Como se não bastassem as diferenças entre o Padrão Internacional e o Padrão Francês, especialistas comentam que outro fator que influencia diretamente o resultado final do vinho Merlot são as regiões onde são elaborados, especificamente se é uma área mais quente ou mais fria.

Acontece que nas regiões mais frias, como França, Itália e Chile, o vinho Merlot costuma ser mais estruturado, com taninos presentes, e aromas de tabaco. Agora, em regiões mais quentes como a Califórnia, Austrália e Argentina, o vinho Merlot se mostra mais frutado, com taninos delicados.

Outro diferencial entre os rótulos são os seus teores alcoólicos: em regiões mais frias, o percentual fica em torno de 13,5%, enquanto nas regiões mais quentes, os vinhos tendem a originar um percentual mais elevado, que pode ficar em torno de 14,5%.

Taças brindando com o vinho Merlot

Blend ou varietal?

Dentre tantos estilos de vinho Merlot, surge uma outra dúvida: apostar em blends (cortes), ou seja, na Merlot em conjunto com outras castas, ou varietais, que é o vinho Merlot elaborado exclusivamente por meio dessa uva?

Para falar a verdade, a nossa sugestão é degustar os mais diversos rótulos, tanto para aumentar e diversificar o seu repertório, quanto para entender melhor quais sabores e aromas você prefere, qual vinho Merlot combina com o seu estilo de comida preferido, e assim por diante. Aqui, vamos comentar como a protagonista do nosso artigo se expressa em ambas as situações.

Duas características muito marcantes do vinho Merlot, tanto nos cortes quanto nos varietais, é a textura aveludada da bebida e suas nuances frutadas

Em geral, os varietais são ditos como mais macios e fáceis de beber. Nos blends, em especial quando levam Cabernet Sauvignon e Tannat, a Merlot se destaca por aportar ao líquido um toque de delicadeza, enquanto as outras uvas são responsáveis por trazer mais estrutura à bebida. Essa delicadeza torna propícia e mais comum a mistura da Merlot com a Cabernet Sauvignon, assim como acontecem nos adorados vinhos de Bordeaux, uma vez que a Cabernet possui uma casca mais grossa e taninos marcantes.   

Outro fator importante para ter em mente é o uso de barricas de carvalho: quando amadurecido dessa forma, o vinho Merlot se mostra ainda mais redondo e macio, e se destacam os sabores e aromas que remetem a café, baunilha, chocolate, e até mesmo especiarias. 

O vinho Merlot no corte bordalês

Como citamos agora há pouco, a Merlot costuma aparecer bastante em conjunto com a sua meia-irmã Cabernet. Com fama de “rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon foi e ainda é uma das uvas mais cultivadas e adoradas no mundo, porém, com o passar do tempo, Merlot também aparece como preferida, participando da realeza de maneira mais igualada. 

Ambas as uvas são utilizadas para elaborar um dos blends mais famosos no mundo: o corte bordalês, um típico vinho regional que remonta toda a tradição, a paixão e a cultura do vinho que está presente na França há muitos séculos. A estrutura e a capacidade de envelhecimento trazidas pela Cabernet se unem em harmonia com o equilíbrio e a textura que a Merlot entrega, originando esse estilo único.

Um fato curioso sobre a união entre Merlot e Cabernet no corte bordalês é que os produtores também optam pelo uso das uvas por conta da variação climática do país. Acontece que, como ambas amadurecem em tempos diferentes, os enólogos estão mais seguros trabalhando com as duas variedades, que podem aparecer em quantidades distintas no vinho caso aconteça algum imprevisto com as plantações, por exemplo.

Uma das diferenças entre essas uvas é a concentração. A Cabernet Sauvignon tem uma característica tânica mais intensa, consequentemente deixando aquela sensação de “língua travada”, que remete ao que você sentiria caso mordesse uma banana ainda verde, por exemplo. Enquanto a Merlot se mostra mais macia no paladar, deixando uma sensação de “língua aveludada”, que costuma ser mais agradável aos que preferem que os taninos sejam menos presentes. 

No que diz respeito a cor, as uvas também têm singularidades: enquanto a Merlot tende a apresentar uma coloração mais violácea, ou seja, mais próxima do roxo, os exemplares de Cabernet se mostraram mais avermelhados, com mais nuances de rubi.

Recomendações de vinho Merlot

Vinhos Merlot do Velho Mundo

Amplamente produzido na Itália, o vinho Merlot costuma fazer parte de cortes nas regiões vinícolas da Sicília e Friuli. Na Toscana, ele auxilia na elaboração de um dos rótulos mais famosos do país: os Supertoscanos

Nos Supertoscanos, o vinho Merlot é combinado com Sangiovese, que é considerado uma joia italiana, a fim de equilibrar a acidez e os níveis de taninos do rótulo. No país, também é comum que ele participe de outros blends com castas como a Syrah

Para conhecer a união do vinho Merlot com Sangiovese, a nossa recomendação é apreciar o Mazzei 1435 Toscana, elaborado pela renomada vinícola italiana Mazzei.

De caráter estruturado, persistente, frutado, macio, com boa acidez e final longo, ele revela aromas intensos de frutas vermelhas e pretas maduras, com toques herbáceos.

Outro vinho ícone que carrega consigo a união entre as célebres Merlot e Sangiovese é o Villa D’Ancona IL Pisani Chianti Riserva, da consagrada vinícola Fattoria Villa D’Ancona.

Prepare-se para degustar um típico Chianti Riserva de caráter equilibrado, acidez marcante e taninos finos, além de aromas expressivos de frutas vermelhas, com nuances de couro, tabaco e especiarias.

Em seu país de origem, a França, a região de Bordeaux domina a produção de Merlot, e locais como Languedoc-Roussillon também tem ganhado destaque nos últimos anos.

Enquanto em Bordeaux os vinhos tintos são compostos por aproximadamente ⅔ de Merlot, na margem direita do Rio Gironde, especificamente em Pomerol e Saint-Émillion, essa variedade representa quase a totalidade do corte.

Vinhos Merlot do Novo Mundo

O vinho Merlot tem muita visibilidade nos Estados Unidos, especialmente nos estados da Virgínia e da Califórnia  que tem destaque mundial desde a década de 1980. 

A uva também faz muito sucesso no Chile. Dentre as diversas regiões vinícolas do país, o Valle del Aconcagua se mostra um dos locais mais ideais para a elaboração desse exemplar. 

Garrafa de vinho Merlot Alto De La Ballena Reserva

Já no Uruguai, o vinho Merlot também tem se tornado expressivo, e regiões como Maldonado, Montevidéu e Canelones produzem varietais de ótima qualidade. No país, também é muito comum encontrar blends entre as uvas Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Para descobrir as nuances dos rótulos uruguaios, a nossa recomendação de vinho Merlot é o Alto De La Ballena Reserva, assinado pela renomada vinícola Alto De La Ballena.

Estamos falando de um vinho encorpado, com taninos macios e boa intensidade de fruta em boca, que demonstra no nariz notas de ameixa, cereja, amora preta, cacau e toques de café.

Um blend uruguaio que vale a pena apreciar é este outro Alto De La Ballena, que expressa a harmonia entre o vinho Merlot, Tannat e Cabernet Franc.

Espere apreciar um tinto encorpado, com intensidade de frutas, taninos marcantes e redondos, e final longo. Além disso, ele revela aromas expressivos de amora, cereja, ameixa, violetas e toques de baunilha.

Vinho Merlot do Brasil

Em nosso país, o Rio Grande do Sul tem grande destaque na elaboração do vinho Merlot, levando em conta que a casta se adapta bem ao solo e clima locais, além da expertise dos produtores da região, que provêm em sua maioria da Itália.

Mesmo disputando com outras castas tintas, Merlot é uma das mais plantadas na região, onde muitas pessoas acreditam que deveria ganhar o destaque de uva símbolo da vitivinicultura local.

Na Serra Gaúcha, é adotado o Padrão Francês para o cultivo da casta, o que resulta em um vinho Merlot mais fresco, frutado e com taninos acentuados. Diversas vinícolas brasileiras também usam a casta para elaborar espumantes. 

Um fato importante é que, no Vale dos Vinhedos, a produção do vinho Merlot deve seguir algumas regras, uma vez que essa região vinícola possui um selo de Denominação de Origem, que certifica a qualidade e a tipicidade dos exemplares locais.

Garrafa de vinho Merlot do Brasil

Para conhecer a versão brasileira do vinho Merlot, a nossa sugestão é apostar no rótulo Solear.

Solear é uma linha de vinhos exclusiva da Evino feita em parceria com a Fazenda Santa Colina, uma das vinícolas mais tradicionais do Brasil, localizada em Santana do Livramento, no coração da Campanha Gaúcha, e fundada em 1983.

E então, gostou de aprender mais sobre a uva que origina o célebre vinho Merlot? Conta para a gente aqui nos comentários quais são os seus rótulos favoritos!

Aproveite também para encontrar o vinho Merlot que é a sua cara no nosso site. Um brinde! ❤️