Muitas vezes uma boa taça de vinho pode nos levar às mais diversas regiões, como o Velho Mundo, que vamos abordar no nosso diário de viagens de hoje com algumas harmonizações e vinhos da Europa. 

Não vamos falar daquela viagem tradicional, na qual você prepara as malas e fica cheio de ansiedade até entrar no ônibus ou avião. Falaremos hoje das viagens que os vinhos nos proporcionam através dos seus sabores e aromas. Para ficar melhor ainda e deixar esse momento mais divertido, listei alguns jogos que passam por algumas regiões do Velho Mundo para harmonizá-los com vinhos típicos dessas localidades. Preparado?

Pegue seu ticket e vamos embarcar em uma viagem pelo Velho Mundo com Ticket to Ride.

Um dos jogos para a família mais aclamados no mundo, Ticket to Ride é um desafio de estratégia, em que cada pessoa precisa construir uma rota de trem entre uma cidade e outra, desviando dos oponentes que querem cruzar a sua rota! 

No jogo, passamos por lugares como França e Espanha, e para cada um desses países eu tenho uma recomendação para tornar a sua “estadia” ainda mais prazerosa.

Na França, o tinto Domaine de la Motte, feito a partir da uva Pinot Noir, vai trazer toques frutados e equilibrados, ótimo para harmonizar com queijos. Se preferir passar pela Espanha, o Valtier Reserva é uma opção excelente para harmonizar com carnes e deixar sua noite de jogos mais descontraída.

valtier reserva     domaine de la motte

Assista ao vídeo para conhecer mais sobre o jogo.

Continuando a nossa jornada pelo Velho Mundo, agora é a hora de visitar Portugal com o jogo Azul! Ganhador do prêmio de melhor jogo do mundo em 2018 (Spiel des Jahres), Azul é ao mesmo tempo simples e de estratégia sofisticada, inspirado na arte dos azulejos portugueses. Os jogadores precisam posicionar suas peças em tabuleiros individuais, sempre pensando na melhor forma de obter recursos ao mesmo tempo em que não deixam vantagens para os seus oponentes. Um belíssimo jogo que desafia a capacidade estratégica e o planejamento, sem complicar.

E se tem uma coisa que combina com Portugal é vinho! Aposte no Convento da Glória Tinta Roriz, um varietal do país dos blends que harmoniza super bem com bacalhau e batata assada.

convento da gloria

Assista ao vídeo para conhecer o jogo.

Timeline é uma viagem pela história e visita até mesmo a criação dos vinhos, invenção da calça jeans, o primeiro voo de balão e muito mais! Nesse jogo, o primeiro a posicionar corretamente todas as suas cartas numa linha do tempo formada na mesa será o vencedor. Um jogo simples, rápido e inteligente, que promove o conhecimento dos grandes fatos da história, desafiando pessoas de todas as idades. A série de jogos Timeline conta também com diversas versões que podem ser combinadas entre si, tornando o desafio ainda mais enriquecedor.

E a melhor companhia para esse jogo é um vinho branco bem refrescante como Gustav Riesling que vai muito bem com uma noite de sushi e jogos com a família.

riesling

Assista ao vídeo para entender.

E aí, qual foi o seu jogo favorito? Comenta aqui que eu quero saber! E seja qual for, sempre vamos ter um vinho perfeito para acompanhar os momentos em família.