Como armazenar vinho: aprenda de vez em poucos passos
Tá em dúvida sobre como armazenar seus vinho? “Abri a garrafa e não consegui beber tudo. E agora, já era?” Calma, antes de sair jogando fora, ou beber a garrafa inteira sozinho venha conferir nossas dicas nesse texto.
Hoje você vai aprender 6 dicas sobre armazenamento do vinho e a forma ideal de guardá-lo antes e depois de aberto. Bora começar?
1) Antes de abrir o vinho, mantenha-o deitado na horizontal
E o porquê a gente explica. Ao manter a garrafa em pé, aumentam os riscos da rolha secar, encolher e dar espaço para que o oxigênio entre na garrafa e estrague o vinho. Por isso, o ideal é mantê-la sempre deitada até o consumo para que a rolha mantenha-se úmida e a garrafa, vedada.
Tintos
No geral, os tintos possuem melhor potencial de guarda que os espumantes, brancos e rosés. (se armazenados nas condições ideais de luz e calor!)
Principalmente os tintos feitos para envelhecer, que passaram um tempo em barrica, aumentando assim seu potencial de guarda. Por exemplo: os famosos Brunellos, Barbarescos. Quer aprender mais sobre essas duas regiões? Temos um textinho explicando tudo sobre elas aqui.
É difícil dar um tempo exato quando estamos falando de um vinho fechado, mas podemos dividir em três etapas:
- No caso de vinhos mais jovens, feitos para consumo rápido: de 1 a 2 anos.
- Vinhos com potencial de guarda médio, que não são tãaao jovens, eu diria 3 anos ou mais. (Tintos do Douro, Malbec de Mendoza, etc)
- Tintos feitos para envelhecer por anos e anos: 5 anos ou mais. (estamos falando dos Barolos, Riojas envelhecidos, e muito mais!)
Branco, rosés e espumantes
Os brancos, rosés e espumantes, no geral são vinhos feitos para consumo imediato. Por isso, o ideal é guardá-los por, no máximo, de 1 a 2 anos. O normal é eles irem perdendo a complexidade com o tempo, por isso, nada de esquecer um rosé largado na adega, ein?
2) Utilize uma bomba de vácuo
O lado bom é que inventores e engenheiros estão surgindo com ideias cada vez mais criativas para que seja possível guardar o vinho por mais tempo. A mais clássica delas é a bomba de vácuo, que garante uma certa proteção até 24h.
Já vieram também com uma bomba de gás que pode ser introduzido na garrafa para inibir a entrada do oxigênio. Louco, né?
3) O óleo e a lei da química
Algo curioso e uma lei da química: colocar óleo dentro da garrafa veda a entrada de ar, e não tem problema porque óleo e vinho não se misturam. Você arriscaria?
4) Depois de aberto, mantenha o vinho com o mínimo possível de contato com o oxigênio
A realidade é que depois da garrafa ser aberta, o vinho tem seus dias contados. É preciso tentar manter o mínimo possível de contato com oxigênio para evitar que ele estrague mais rapidamente. Mas como fazer isso? Tampe bem a garrafa. Nunca guarde-a sem a rolha na geladeira
De qualquer forma, salvo raras exceções, um vinho aberto depois de três dias não oferecerá grande parte das propriedades que um dia o caracterizaram. E, como o calor acelera as reações químicas que alteram as propriedades da bebida, é aconselhável guardá-lo na geladeira e, meia hora antes de abrir a garrafa de novo, retirá-lo.
5) Afunde bem a rolha original
Mesmo com as novidades disponíveis, dificilmente o vinho estará perfeito depois de três dias. E para quem não possui esse tipo de acessório, o ideal é afundar bem a rolha original e guardar a garrafa na geladeira por, no máximo, um dia.
6) Espumantes têm vida útil de apenas algumas horas
Abriu o espumante, tomou um golinho e quer guardar para mais tarde? Nada disso. No caso de espumantes, infelizmente, a vida útil é de apenas algumas horas. Depois disso, toda aquela deliciosa efervescência que envolve a boca será perdida 🙁
Como armazenar seus vinhos do jeito certo
Todas essas dicas te ajudarão no armazenamento do seu vinho para que ele não estrague e te deixe na mão no meio da semana. Mas a dica principal é: quando for abrir uma garrafa de vinho, aproveite para reunir a galera e garantir uma degustação #SemDesperdícios.
Mas antes, que tal dar uma checadinha no nosso site e abastecer a adega? Agora que você já se muniu com nossa dicas, vai ficar bem mais fácil guardar seus vinhos. Vem com a gente!
E aí, o que achou das dicas? Aproveita e compartilha com os amigos pra eles ficarem antenados também.