3 DICAS DO QUE FAZER COM VINHO BRANCO
Já pensou na versatilidade que o vinho branco pode ter? Hoje vamos te mostrar que ele pode ser um encanto quando se trata de diversidade, flexibilidade e sabor em diversas ocasiões! Vem com a gente para as quatros dicas incríveis!
E se você é novo por aqui, aproveite o cupom DICASBLOG para ter 10% de desconto na sua primeira compra. <3
1.Drink: Caipirinha com vinho branco
Que tal começarmos com o drink mais famoso do Brasil? Isso mesmo, a caipirinha! Afinal, o vinho branco é a cara do nosso país, ele não combina somente com o nosso clima, mas também com o temperamento expansivo da população, o que sugere uma maior afinidade com a fragrância dos brancos.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de vinho branco gelado
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 limões
- Gelo a gosto
- Folhas de hortelã a gosto (opcional)
Modo de preparo:
Coloque os limões cortados e o açúcar em uma coqueteleira ou em um recipiente que estiver disponível e esmague muito bem com o socador. Depois adicione as folhas de hortelã, o vinho branco, o gelo e agite bastante. Sirva em seguida e delicie-se com todos os aromas e sabores que apenas uma caipirinha de vinho branco pode te proporcionar.
Para este drink, recomendamos o Don Simon Seleccion Blanco:
*Sujeito à alteração de estoque.
2.Harmonização: Vinho branco com salada de grão de bico
Salada de grão de bico é a prova viva de que não precisa de muito para ser saudável e nem para arrasar nas harmonizações com vinho branco. O que acha de um Sauvignon Blanc para acompanhar essa receita?
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
- 1 xícara (chá) de palmito em rodelas
- 1 cenoura cozida em cubos pequenos
- 1/2 pimentão verde em cubos pequenos
- 2 tomates em cubos ou rodelas
- Sal, azeite e cheiro-verde picado a gosto
- 1 e 1/2 xícara (chá) de maionese (opcional)
- 1/2 maço de alface crespa lavada
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o grão-de-bico, o palmito, a cenoura, o pimentão e o tomate. Tempere com sal, azeite e cheiro-verde. Junte a maionese, misture e leve à geladeira por 1 hora. Disponha em uma travessa forrada com a alface, decore com os ovos (se quiser, claro), e então é só servir!
Recomendamos para esta bebida os vinhos da uva Sauvignon Blanc.
3.Receita: Picanha ao molho de vinho branco
Vamos dar um toque de comida oriental na nossa famosa picanha? Sabemos que uma harmonização perfeita é de vinho branco e comida oriental. Que tal juntar essa harmonização sem erro, para uma receita deliciosa:
Ingredientes:
1 Picanha (aproximadamente 1,200 Kgs)
- 3 colheres de shoyu
- 100g de missô
- 2 xícaras de vinho branco
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de alecrim
Modo de preparo:
Coloque em um recipiente o missô, o shoyu e o vinho branco e deixe picanha descansando nessa marinada por aproximadamente 2 horas. Depois desse tempinho de espera, ligue a frigideira, coloque manteiga e o alecrim. Quando a manteiga estiver devidamente derretida, coloque os bifes e deixe aproximadamente por 5 minutos cada lado. Depois dessas etapas, o seu prato estará pronto para uma deliciosa degustação.
Experimente preparar esta receita com o rótulo sugerido aqui embaixo:
*Sujeito à alteração de estoque.
3.1 Receita: Risoto Vegano com vinho branco
Aqui vai a nossa última dica imperdível para os veganos, para os fãs dessa luta e da culinária. E nada melhor para essa última receita um maravilhoso Risoto Vegano de Açafrão e Legumes. Cremoso sem levar nadinha de manteiga ou outros derivados de leites, é uma ótima opção para um delicioso jantar.
Ingredientes:
1/2 pimentão vermelho
- 4 xícaras de caldo de legumes
- 1 colher de chá de açafrão da terra (ou cúrcuma) em pó
- fio de azeite de oliva
- 1 cebola média, picada
- 1 colher de chá, de cominho
- 2 colheres de chá, de sal
- 1 xícara de arroz arbóreo cru
- 1/2 xícara de vinho branco
- 1 abobrinha média, cortada em cubos pequenos
- 1 punhado de ervilhas tortas, cortadas em pedaços menores
- 1 xícara de tomates cereja, cortados em dois
- 1/4 de xícara de amêndoas laminadas (opcional)
Modo de preparo:
- Em um forno pré-aquecido, asse o pimentão a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que ele esteja macio e com sua pele escura. Quando estiver pronto, coloque em um recipiente tampado para abafar o calor e, alguns minutos depois, descasque-o e elimine suas sementes. Corte-o em tirinhas.
- Enquanto o pimentão assa, prepare o risoto. Em uma panela grande, adicione o caldo de legumes caseiro e o açafrão da terra (ou cúrcuma) em pó. Misture bem e ferva. Quando ferver, reduza o fogo para baixo.
- Em outra panela, adicione a cebola já picada, um fio de azeite de oliva, o cominho e o sal e refogue até que a cebola esteja levemente dourada.
- Adicione, então, o arroz arbóreo e mexa por alguns segundos. Junte o vinho branco e mexa bem com uma colher de pau, inclusive o fundo da panela, de modo a garantir que nada esteja grudado nela. Cozinhe com o vinho até que ele se dissolva. O ponto é conseguir fazer uma linha no meio da panela com a colher e não escorrer líquido nessa linha.
- Em seguida, adicione aos poucos o caldo de legumes já temperado com o açafrão, de xícara em xícara. Você vai notar que o arroz vai começar a cozinhar.
- Quando o risoto estiver quase finalizado e ainda tiver um pouco de caldo de legumes, adicione a abobrinha, a ervilha torta e o tomate cereja. Prove e ajuste os temperos, caso seja necessário. Cozinhe até que esteja pronto. O ponto do arroz deve ser al dente.
- Antes de servir, junte as tiras de pimentão vermelho assado e as amêndoas laminadas. Misture bem e sirva.
Recomendamos para esta bebida os vinhos da categoria Vinho Branco.
Se você quiser simplesmente degustar e conhecer novos rótulos de vinho branco, recomendamos estes aqui embaixo que são muito queridos por nossos consumidores:
*Sujeito à alteração de estoque.
Curtiu o artigo? Acompanhe nosso blog para saber mais!